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terça-feira, 28 de setembro de 2010

OS TRÊS TESOUROS


Osho- Tao - os Três Tesouros - Vol. II.
Capítulo, Sobre a Futilidade de Disputar

Ter pouco é possuir.
Ter em abundancia é estar confuso.
A pessoas que tem em abundância - e com "abundância" me refiro a ter mais do necessário - não sabe o que fazer com tanto.
A pessoa está tão dormente, tão letárgica, que nem sequer sabe descansar; não sabe o que fazer, mas há de continuar fazendo o que seja.
Sentem uma urgência, uma necessidade de fazer algo, de modo que continuam fazendo isto e aquilo e, desnecessariamente, se metem em problemas.
Os ricos sempre tem problemas porque possuem os meios para fazer o que querem.
E os meios ultrapassam suas necessidades.
As necessidades são muito simples: necessitas comida, necessitas alguém a quem amar e por quem ser amado, necessitas um abrigo... pequenas coisas, porém que são simples e escassas; os desejos são infinitos.
Podes satisfazer tuas necessidades muito facilmente e te sentir então tão tremendamente feliz que tudo teu ser se converte numa oração de gratidão.
Mas, os desejos existem em milhões... e não podem ser satisfeitos.

Se tiver todos os meios, incluso mais dos necessários para satisfazer tuas necessidades, e não procuras satisfazer tuas necessidades senão que corres atrás de teus desejos, então irás pelo mau caminho.
Sempre que disponhas dos meios para ir pelo mau caminho o farás.
Acontece todos os dias.
O famoso dito de Lord Acton fala:
"O poder corrompe e corrompe por completo".
Não estou de acordo. O poder não pode corromper.
O poder corrompe, porque são pessoas corrompidas que desejam o poder.
Não dispõe dos meios necessários para fazer mal as coisas, mas quando chegam ao poder se dispõe desses meios.
Então intentam satisfazer seus maus desejos, seus corruptos desejos.
Não, o poder não corrompe; pelo contrário, os que estão corruptos, mas que nunca tiveram a oportunidade, ambicionam sempre o poder.
Antes de chegar ao poder são santos, mas uma vez o atingem deixam de fingir, porque sua santidade só era para enganar.
Seu verdadeiro desejo era obter o poder.
Então tiram suas máscaras, e aparece sua verdadeira realidade e é quando você diz que o poder os há corrompido.
Não, o poder nunca corrompe.

Como pode o poder corromper ao homem?
Como podem as riquezas corromper um homem?
Já estás corrompido, mas não dispões dos meios para satisfazer tua corrupção.
Sempre tem desejado ir a uma prostituta, porém como é pobre, aonde vais?
Não possui tanto dinheiro; e embora o tivesses, serias descoberto porque terias que recortar o orçamento e tua esposa o saberia.

Mulá Nasrudin foi um dia o seu chefe dizendo-lhe:
-Por favor, terias que subir-me o salário.
O chefe lhe diz:
Nasrudin, você voltou louco? Faz tão só dois dias te dobramos o salário... e agora outra vez? Não há transcorrido nem sequer uma semana.
Nasrudin contestou:
-Isso é verdade, mas minha esposa se informou desse aumento... assim que não serviu de nada. Terás que subir-lo um pouco mais, tão só para meu trocado.

O sábio abraça a Unicidade e se converte no modelo do mundo.
Como se vira o sábio para abraçar a unicidade, aquilo que compreende ambos extremos opostos?
Não escolhe.
"Lógica" equivale a "escolher"; a lógica diz:
"Isto está equivocado e isso é correto", e escolhes o correto.

Diz Lao Tse:
"Por isso o sábio abraça a Um", sem escolher, sem fazer diferenciações lógicas.
Escolhe a Um, o Todo, o Todo que compreende todos os opostos.
Escolhe a vida com a morte; não a vida em oposição à morte.
Escolhe o amor com o ódio; não o amor em oposição ao ódio;
Escolhe o Todo e se converte no modelo do mundo.
Não tenta converter se no modelo do mundo; isso surge como conseqüência; sucede por si mesmo

Osho- Tao Los Tres Tesoros Vol. II.
Capítulo, Sobre la Futilidad del Disputar

Tener poco es poseer.
Tener en abundancia es estar confuso.
La gente que tiene en abundancia -y con "abundancia" me refiero a tener más de lo necesario- no sabe qué hacer con tanto.
La gente está tan dormida, tan aletargada, que ni siquiera sabe descansar; no saben qué hacer pero han de continuar haciendo lo que sea.
Sienten una urgencia, una necesidad de hacer algo, de modo que continúan haciendo esto o lo otro e, innecesariamente, se meten en problemas.
Los ricos siempre tienen problemas porque tienen los medios para hacer lo que quieren.
Y los medios exceden sus necesidades.
Las necesidades son muy simples: necesitas comida, necesitas a alguien a quien amar y por quién ser amado, necesitas un cobijo... pequeñas cosas, pero que son simples y escasas; los deseos son infinitos.
Puedes satisfacer tus necesidades muy fácilmente y sentirte entonces tan tremendamente feliz que todo tu ser se convierte en una oración de gratitud.
Pero los deseos existen por millones... y no pueden ser satisfechos.

Si tienes todos los medios, incluso más de los necesarios para satisfacer tus necesidades, y no buscas satisfacer tus necesidades sino que corres tras tus deseos, entonces irás por el mal camino.
Siempre que dispongas de los medios para ir por el mal camino lo harás.
Sucede todos los días.
El famoso dicho de Lord Acton reza:
"El poder corrompe y corrompe por completo".
No estoy de acuerdo. El poder no puede corromper.
El poder corrompe porque es gente corrompida la que desea el poder.
No disponen de los medios necesarios para hacer mal las cosas, pero cuando ascienden al poder si disponen de esos medios.
Entonces intentan satisfacer sus malos deseos, sus corruptos deseos.
No, el poder no corrompe; al contrario, los que están corruptos, pero que nunca han tenido la oportunidad, ambicionan siempre el poder.
Antes de llegar al poder son santos, pero una vez lo logran dejan de fingir, porque su santidad sólo era para engañar.
Su verdadero deseo era obtener el poder.
Entonces se quitan sus máscaras, entonces aparece su verdadera realidad y es cuando tú dices que el poder los ha corrompido.
No, el poder nunca corrompe.

¿Cómo puede el poder corromper al hombre?
Cómo pueden las riquezas corromper a un hombre ?
Ya estás corrompido, pero no dispones de los medios para satisfacer tu corrupción.
Siempre has deseado ir a una prostituta, pero como eres pobre, ¿adónde vas a ir?
No tienes tanto dinero; y aunque lo tuvieras, serías descubierto porque tendrías que recortar el presupuesto y tu esposa se enteraría.

Mulá Nasrudin fue un día a su jefe diciéndole:
-Por favor, tendrías que subirme el sueldo.
El jefe le dijo:
Nasrudin, ¿te has vuelto loco? Hace tan sólo dos días te doblamos el sueldo... y ahora ¿otra vez? No ha transcurrido ni siquiera una semana.
Nasrudin le contestó:
-Eso es verdad, pero mi esposa se enteró de esa subida... así que no sirvió de nada. Tendrás que subírmelo un poco más, tan sólo para mi calderilla.

El sabio abraza lo Uno y se convierte en el modelo del mundo.
¿Cómo se las arregla el sabio para abrazar lo Uno, aquello que comprende ambos extremos opuestos?
No elige.
"Lógica" equivale a "elegir"; la lógica dice:
"Esto está equivocado y eso es correcto", y eliges lo correcto.

Dice Lao Tse:
"Por eso el sabio abraza lo Uno", sin elegir, sin hacer diferenciaciones lógicas.
Elige lo Uno, el Todo, el Todo que comprende todos los opuestos.
Escoge la vida con la muerte; no la vida en oposición a la muerte.
Escoge el amor con el odio; no el amor en oposición al odio;
escoge el Todo y se convierte en el modelo del mundo.
No intenta convertirse en el modelo del mundo; eso surge como consecuencia; sucede por sí mismo
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