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quarta-feira, 25 de agosto de 2010



Como preparar uma boa apresentação profissional?

Uma correta apresentação profissional fará que aumentem suas chances de encontrar um bom emprego. Por: Oscar H. Canorio *

Sua apresentação profissional é uma ferramenta fundamental de comunicação, que utilizará em reuniões com suas redes de contacto e em entrevistas. Sua apresentação profissional responde a algo que você escutará com freqüência:
Fale-me de você...
Oferece-lhe a oportunidade de se - posicionar na mente de seu interlocutor de forma breve e positiva. Uma vez redigida, pratique em voz alta de modo que soe natural e não estudada.
Recomendações gerais para redigir sua apresentação Profissional:
● Desafie-se a você mesmo a resumir sua apresentação, de modo que possa se descrever em menos de 2 minutos.
Estruture-la redor das seguintes categorias gerais:
● Profissão. Comece por estabelecer sua identidade profissional em tempo presente
(Sou Gerente de Sistemas Informáticos). Transmita uma vívida imagem pessoal, associando-se a sua profissão e / o nível profissional em vez de seu anterior título laboral ou empresa.
● Experiência. Ressalte as aptidões e habilidades. Por exemplo, um Gerente de Recursos Humanos poderia discutir suas aptidões em relações laborais, capacitação, desenvolvimento e administração de benefícios.
● Tipos de Organizações / Ambientes. Resuma as organizações ou ambientes onde há trabalhado, como por exemplo, uma empresa que esteja entre as 100 mais destacadas do país, uma grande companhia de seguros, um negócio independente, uma repartição governamental ou uma instituição sem fins de lucro.
Também pode mencionar outro tipo de atividade, tal como docência, participação na diretoria duma empresa ou duma instituição sem fins de lucro, ou algum rol de liderança em agrupações profissionais.
● Fortalezas pessoais. Identifique as qualidades pessoais que o distinguem de outros em seu campo. Poderia destacar um conhecimento técnico valioso e especialmente profundo, um enfoque excepcional para a resolução de problemas, ou alguma outra especialidade.

•Exemplos de apresentações pessoais.
Nos seguintes exemplos observe que se cria uma clara impressão de valor ante os possíveis empregadores:
Sou um experimentado especialista em informática, focado à solução de problemas de hardware e software. Ademais de ser um Profissional Certificado Microsoft, estou capacitado em várias linguagens de programação. Durante minha carreira têm trabalhado em instituições tão diversas como uma universidade, um call center e um banco de grande prestigio.
Minha capacidade é a de escutar e me comunicar claramente com usuários menos experientes que eu e ajudar-los a usar seus sistemas operativos.
Sou um encarregado de oficina, com mais de 10 anos de experiência supervisando as operações diárias duma importante organização dentro da indústria alimentícia.
Tenho fama de poder fazer as coisas rápida, eficiente e o mais economicamente possível, já se trate de imprimir folhetos, trocar o sistema telefônico da oficina ou organizar as festas internas.
Meu espírito detalhista e minha capacidade de forjar fortes relações com fornecedores me ajudam a que as cosas fluíam com eficiência.

* Proprietário do grupo em LinkedIn “Oportunidades Laborais em Argentina”(com mais de 21.000 membros).É Economista, Licenciado em Administração, com um MBA na UADE Business School.


¿Cómo preparar una buena presentación profesional? – (español)
Una correcta presentación profesional hará que aumenten las chances de encontrar un buen empleo.
Por: Oscar H. Canorio *
Su presentación profesional es una herramienta fundamental de comunicación, que utilizará en reuniones con sus redes de contacto y en entrevistas. Su presentación profesional responde a algo que escuchará con frecuencia:
Hábleme de usted.
Le ofrece la oportunidad de posicionarse en la mente de su interlocutor de forma breve y positiva. Una vez redactada, practíquela en voz alta de modo que suene natural y no estudiada.
Recomendaciones generales para redactar su presentación Profesional:
● Desafíese a sí mismo a resumir su presentación, de modo que pueda describirse en menos de 2 minutos.
Estructúrela alrededor de las siguientes categorías generales:
● Profesión. Comience por establecer su identidad profesional en tiempo presente
(Soy Gerente de Sistemas Informáticos). Transmita una vívida imagen personal, asociándose a su profesión
y / o nivel profesional en vez de a su anterior título la-boral o empresa.
● Experiencia. Resalte las aptitudes y habilidades. Por ejemplo, un Gerente de Re-cursos Humanos podría
discutir sus aptitudes en relaciones laborales, capacita-ción, desarrollo y administración de beneficios.
● Tipos de Organizaciones / Entornos. Resuma las organizaciones o entornos donde ha trabajado, como
por ejemplo una empresa que esté entre las 100 más destacadas del país, una gran compañía de seguros, un negocio independiente, una repartición gubernamental o una institución sin fines de lucro.
También puede mencionar otro tipo de actividad, tal como docencia, participación en el directorio de una empresa o de una institución sin fines de lucro, o algún rol de liderazgo en agrupaciones profesionales.
● Fortalezas personales. Identifique las cualidades personales que lo distinguen de otros en su campo.
Podría destacar un conocimiento técnico y valioso especial-mente profundo, un enfoque excepcional hacia la resolución de problemas, o alguna otra especialidad.

•Ejemplos de presentaciones personales.
En los siguientes ejemplos observe que se logra crear una clara impresión de valor ante los posibles empleadores:
Soy un experimentado especialista en informática, enfocado hacia solución de problemas de hardware y software. Además de ser un Profesional Certificado Microsoft, estoy capa-citado en varios lenguajes de programación. Durante mi carrera he trabajado en instituciones tan diversas como una universidad, un call center y un banco de gran prestigio.
Mi capacidad es la de escuchar y la comunicarme claramente con usuarios menos experimentados que yo y ayudarlos a usar sus sistemas operativos.
Soy un encargado de oficina, con más de 10 años de experiencia supervisando las ope-raciones diarias de una importante organización dentro de la industria alimenticia.
Tengo fama de poder hacer las cosas rápida, eficiente y lo más económicamente posible, ya se trate de imprimir folletos, cambiar el sistema telefónico de la oficina u organizar las fiestas internas.
Mi espíritu detallista y mi capacidad de forjar fuertes relaciones con proveedores me ayudan a que las cosas fluyan con eficiencia.

* Propietario del grupo en LinkedIn “Oportunidades Laborales en Argentina”(con más de 21.000 miembros).Es Contador Público, Licenciado en Administración, con un MBA en la UADE Business School.
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