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segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

InportaRSE - Florianópolis


7 pontos estratégicos para aproximar a RSE às PYMES (1)
O Clube da Excelência edita um manual para ajudar a sua implantação
Arantxa Corella - Madrid - 21/12/2009
“A responsabilidade social corporativa (ou empresarial) consiste na integração voluntária por parte das empresas das preocupações econômicas, sociais e meio-ambientais dos diferentes grupos de interesse (2) em suas operações comerciais e em suas relações com seus interlocutores”.
Assim é como definiu em 2001 a Comissão Européia este novo movimento empresarial. Trata se duma definição que começam a ter bem assumida em seus negócios as grandes empresas espanholas, porém ainda há muito caminho por percorrer para que as empresas menores, é dizer, os 99% das que compõem o tecido empresarial, saibam em que consiste a RSE e sobre tudo para que saibam como incorporar-la à gestão de seus negócios.
O Clube de Excelência em Sustentabilidade, uma associação composta por empresas como ABB, Adif, Cepsa, Endesa, FCC, Iberdrola, Holcim, Telefônica ou Vodafone, entre outras, têm como um dos seus objetivos acercarem a realidade da RSC às PYMES. E neste contexto se enquadra a Guia para a Implantação da Responsabilidade Empresarial nas PYMEs que, como explica o secretário geral deste clube, se tem logrado unindo a experiência de consultoria de PwC com das empresas desta associação na gestão da responsabilidade corporativa. Juan Alfaro afirma que "a responsabilidade é o ponto fundamental para que as empresas sejam sustentáveis".
A guia se tem desenhado como um plano de metrô com sete linhas que representam os sete pontos estratégicos para que una empresa possa desenvolver as ações que consideram mais viáveis segundo seu grau de avanço em RSE.
1. Empregados ou Funcionários: A primeira linha se refere aos empregados, tanto aos atuais como aos potenciais. A guia explica que um plantel engajado é uma vantagem competitiva. Para lograr-lo se propõem medidas formativas e de desenvolvimento profissional e se destaca a importância de potenciar a conciliação da vida pessoal e profissional. "Os benefícios mais importantes do desenvolvimento de ações nesta matéria se traduzem num aumento da produtividade, já que se consegue reter aos profissionais com mais talento e melhora o clima laboral", explica a guia.
2. Clientes. As PYMES, diz a guia, devem desenvolver ações orientadas a atrair aos clientes potenciais e a fidelizar aos atuais "assessorando lhes objetivamente, atendendo-lhes e satisfazendo suas necessidades". Destaca-se a importância de oferecer seguridade e qualidade nos produtos e nos serviços e de assegurar a confidencialidade dos dados dos clientes. Os benefícios derivados de integrar este área da RSE em seu negócio se refletiram na fidelização dos clientes.
3. Meio ambiente. As PYMEs, como as grandes empresas, provocam um impacto sobre o entorno. Por isso a guia recomenda que, ademais de cumprir com a legislação atual, fomentem a redução do consumo e a poupança na organização. "Eficiência ambiental é sinônimo de eficiência econômica, já que permite fazer um melhor uso dos recursos e por tanto uma economia de custos", agrega o documento.
4. Sociedade civil. As PYMEs "contribuem ativamente ao desenvolvimento do território onde operam, já que criam emprego e riqueza". A guia lembra que a percepção de "bom cidadão" por parte da comunidade ajudará ao desenvolvimento de novas oportunidades de negócio no futuro melhorando sua imagem.
5. Fornecedores. "É necessário que as PYMEs prestem atenção às garantias de cumprimento por parte dos subministradores dos princípios em matéria de direitos humanos, laborais, meio-ambientais e de luta contra a corrupção". Com isto, ademais de atuar de maneira responsável, se minimiza o risco de prejudicar a reputação pelas relações com terceiros.
6. Administrações públicas. A guia indica que a adoção de práticas responsáveis tem efeitos positivos às horas de participar em concursos e licitações para obras públicas de prefeituras e outras administrações, locais, regionais ou nacionais. "De fato, a Administração está sendo um dos principais impulsores de práticas responsáveis", lembra o documento.
7. Estratégia. A responsabilidade, "entendida de maneira global tem que estar integrada em toda a cadeia de valor e atuar como fator estratégico e ferramenta de gestão", explica a guia para PYMEs, que assegura que deste modo melhorarão seus resultados "devido a uma gestão responsável da atividade e a uma melhora de sua relação com os grupos de interesse".
Conveniência
A guia para PYMEs do Clube da Excelência em Sustentabilidade reconhece que há empresas que assumem a RSE convencidas, porém em outros casos tem a ver com "as exigências do entorno em que operam", que podem ser do tipo legislativo. "Cada dia se acentua mais a importância da RSE nos processos de contratação pública e se começam a desenvolver mecanismos fiscais orientados a beneficiar às empresas responsáveis".
(1) PYMEs. = Pequenas e médias empresas.
(2) Grupos de interesse = stakeholders. (no futuro segundo ISO 26000: Partes interessadas)

Gabriel García Marquez


"13 LINHAS PARA VIVER"
1. Te amo não por quem você é, senão...por quem eu sou quando estou com você.
2. Nenhuma pessoa merece tuas lágrimas, e quem as mereça não te fará chorar.
3. Só porque alguém não te ama como você quer, não significa que não te ame com todo seu ser.
4. Um verdadeiro amigo é quem te segura a mão e te toca o coração.
5. A pior forma de ter saudades de alguém é estar sentado ao seu lado e saber que nunca o terás.
6. Nunca deixes de sorrir, nem sequer quando estejas triste, porque nunca sabes quem pode se apaixonar por teu sorriso.
7. Podes ser somente uma pessoa para o mundo, porém para uma pessoa você é o mundo.
8. Não passes o tempo com alguém que não esteja disposto a passar-lo com você.
9. Quiçá Deus quer que conheças muitas pessoas erradas antes que conheças a pessoa adequada, para que quando enfim a conheças saibas estar agradecido.
10. No chores porque já terminou, sorri porque aconteceu.
11. Sempre haverá pessoas que te lastimem, assim que o que tens que fazer é seguir confiando e seja mais cuidadoso em quem confia a segunda vez.
12. Converte-te numa melhor pessoa e assegura-te de saber quem é você, antes de conhecer alguém mais e esperar que essa pessoa saiba quem você é.
13. Não te esforces tanto, as melhores coisas acontecem quando menos as esperas.
AUTOR: GABRIEL GARCÍA MARQUEZ
"13 LÍNEAS PARA VIVIR"
1. Te quiero no por quien eres, sino.......por quien soy cuando estoy contigo.
2. Ninguna persona merece tus lágrimas, y quien las merezca no te hará llorar.
3. Solo porque alguien no te ame como tú quieres, no significa que no te ame con todo su ser.
4. Un verdadero amigo es quien te toma de la mano y te toca el corazón.
5. La peor forma de extrañar a alguien es estar sentado a su lado y saber que nunca lo podrás tener.
6. Nunca dejes de sonreír, ni siquiera cuando estés triste, porque nunca sabes quien se puede enamorar de tu sonrisa.
7. Puedes ser solamente una persona para el mundo, pero para una persona tú eres el mundo.
8. No pases el tiempo con alguien que no esté dispuesto a pasarlo contigo.
9. Quizá Dios quiera que conozcas mucha gente equivocada antes de que conozcas a la persona adecuada, para que cuando al fin la conozcas sepas estar agradecido.
10. No llores porque ya se terminó, sonríe porque sucedió.
11. Siempre habrá gente que te lastime, así que lo que tienes que hacer es seguir confiando y solo ser más cuidadoso en quien confías dos veces.
12. Conviértete en una mejor persona y asegúrate de saber quien eres antes de conocer a alguien más y esperar que esa persona sepa quien eres.
13. No te esfuerces tanto, las mejores cosas suceden cuando menos las esperas.
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