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sexta-feira, 29 de maio de 2009

11 REGRAS PARA VENDER MELHOR


Você é Vendedor?

Estas são as regras para comprometer ao cliente. Julgue você mesmo:

1. Sorria.
Seu sorriso diz ao cliente que ele é bem-vindo. Sorria  cada vez que recebe  alguém em seu negócio?

2. Seja amistoso.
É algo que sai de dentro. É sua personalidade e sua atitude. Também é algo que facilita ao cliente ser mais aberto com você. É você amistoso, sempre?

3. Faça uma pergunta que gere um diálogo interessante.
Uma pergunta que comprometa. Também pode ser uma frase. Numa loja pode ser "Tenho algo que é perfeito para você."

Você tem cinco perguntas ou frases que comprometam ao cliente?

4. Sinceridade.
Este é um elemento de compromisso tão óbvio por sua ausência como por sua presença. Se você não gosta de seu trabalho, se você não gosta de sua empresa, sua sinceridade vai estar em questão, igual que suas vendas.

Gosta você suficientemente do que faz como para ser sincero a respeito?

5. Contacto visual.
Mire as pessoas aos olhos ao receber-las. Faz que confiem em você.

Como qualifica seu contato visual? Como poderia melhorar-lo?

6. Conhecimento do produto ou serviço que você vende.
Para comprometer  um cliente isto é fundamental.

É você um experto no que vende?

7. Um desejo genuíno de ajudar.
Este é um elemento pessoal. Tem a ver com seu caráter.

Está você disposto a servir a outros?

8. Um incentivo (comissão) para vender mais.
Se você sabe que há uma recompensa ao final de um dia exitoso, você vai a se esforçar mais para ganhar-la.

Qual é seu incentivo?

9. Habilidade para contestar às perguntas do cliente de uma forma que finalize na venda.
Não basta com somente responder as perguntas; trate de descobrir porque as perguntam.

Que tipo de resposta dá você as cinco perguntas mais comuns que lhe fazem?

10. Diga que é o que você pode fazer não me diga o que não pode fazer.
Não me diga "não tenho", diga-me que alternativa tenho. O que vai fazer para conseguir-lo.

Que tão fácil é para seus clientes comprar-lhe?

11. Solicite a compra.
A maioria das oportunidades de venda se perde porque os vendedores falham em solicitar a compra.

Você solicita ao cliente que compre, sempre?

Comprometer ao cliente é um dos aspetos mais eficazes do processo de vendas. Também é um dos menos conhecidos, e menos usados. Adote esta frase:

"Às pessoas lhes gosta comprar, mas odeiam que lhes vendam".

O desafio para você é dialogar com o cliente de maneira que as coisas sejam singelas para ele, que se entusiasme e deseje comprar-lhe.

E não importa se seu negócio está no centro comercial mais importante do mundo, ou se é uma pequena loja de bairro. Preste atenção a estas onze regras. Treine a seu pessoal nestas regras. E se você é um vendedor, aprenda e domine estas onze regras.

Nunca deixa de surpreender-me a forma na que as pessoas nos negócios não aproveitam a oportunidade que se lhes oferece cada vez que um cliente chama ou entra em seu negócio interessado em comprar.

Boas Vendas!!!

Nestes tempos complicados, o poder de comprometer ao cliente pode ajudar a conseguir o único que importa em seu negocio: lucros.
 

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